Topo

Será que está na hora de Silvio Santos se aposentar?

Chico Barney

05/08/2018 14h38

(Foto: Reprodução/SBT)

O genial apresentador e empresário Silvio Santos é uma das figuras mais importantes da cultura popular do último século. Seus programas e empreendimentos ajudaram a moldar a nossa identidade nacional. Ao longo das primeiras décadas de existência do SBT, uniu a criatividade artística com o pragmatismo capitalista para fixar a emissora com slogans como "na liderança absoluta do segundo lugar".

Mas já faz um tempo que Senor Abravanel tem conquistado a atenção da mídia apenas por polêmicas que reforçam velhos preconceitos. Só nas últimas semanas, pudemos ver o "patrão" metendo seus convidados em diversas enrascadas:

– Constrangeu Mariana Kupfer com comentários lamentáveis a respeito do fato de ter engravidado sem ter casado antes;

–  Falou que Preta Gil estava "mais gorda que da última vez" – o trecho chegou a ser cortado da edição final;

– Fez uma pobre criancinha ir às lágrimas depois de ignorar o voto de Décio Piccinini.

Enfim, a lista é longa. O SBT sempre se colocou como a emissora mais familiar do país. Tem uma programação infantil intensa, com 2 horas diárias compradas pela Disney, além de novelinhas água com açúcar como "Carrossel", "Chiquititas" e a atual "As Aventuras de Poliana". Nesse contexto, Silvio Santos parece o tio-avô que constrange todo mundo nas festas de final de ano.

Não acho que um senhor multimilionário de 87 anos tenha qualquer disposição para se reinventar, então talvez um bom caminho seja a aposentadoria, até para não manchar uma trajetória tão cheia de irreverência e boas ideias.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002