Topo

Já é possível afirmar sem medo que "A Fazenda" 10 será a melhor de todas

Chico Barney

19/09/2018 10h30

Vem coisa boa por aí (Foto: Reprodução)

Estreou na noite de ontem a décima temporada de "A Fazenda", o popular reality show de viés rural que há tanto tempo encanta o Brasil. Para a sorte do público ávido por bons momentos de diversão enquanto reflete sobre a condição humana, parece que este ano capricharam na receita.

Elenco preocupante do ponto de vista médico, mas ótimo para fins de entretenimento

Rafael Ilha brinca com a própria biografia (Foto: Reprodução)

Talvez elenco nem seja o termo certo para definir essa cambada –'coquetel molotov' seria mais justo. Nenhum outro programa, nem mesmo o "Bem Amigos" do Sportv, reuniu tantas personalidades absolutamente pancadas da cabeça. E o melhor, é uma galera explosiva que também tem muito carisma e costuma misturar o peso dos próprios demônios com a leveza das pessoas mais divertidas. Vai dar problema! Mas de um jeito adorável.

Apresentador de verdade

Marcos Mion ladeado por Sandro, ex-namorado de Suana Vieira e atual pai do neto do cantor Leonardo, e Luane Dias, ex-menina dos óculos escuros do programa Esquenta de Regina Casé (Foto: Reprodução)

Eis que o 'agro' finalmente voltou a ser pop de verdade. A crítica especializada já teceu loas à performance de Marcos Mion, mas faço questão de reforçar. O apresentador é uma lufada de ar na produção careta e engessada dos realities da Record. Com poucos minutos no ar, já havia dominado a cena e conseguiu imprimir sua personalidade no programa. Espero que permitam o mais importante, que ele continue se divertindo ao longo da temporada.

Provas longas e desinteressantes com os textos truncados

Regras na língua do "p" (Foto: Reprodução)

O Batman teve um seriado muito popular nos anos 60. Era uma das coisas mais bregas do universo, com o herói usando uma máscara com a sobrancelha de gatinho, meio fora de forma mesmo para os padrões da época, vilões esquisitos e o Coringa usava maquiagem pesada para disfarçar o bigode do ator. Acabou virando um dos maiores símbolos da estética kitsch –tudo o que era ruim jogava a favor do programa.

O mesmo acontece com "A Fazenda". As dinâmicas que forçam interações entre os peões são longas e chatas, não parecem feitas para quem está assistindo pela televisão. Pior, parecem feitas por pessoas que jamais tiveram acesso a televisão na vida. Os textos também são longos demais, truncados e esquisitos.

Mas chegamos em um ponto que seria muito estranho se a produção do reality conseguisse resolver tudo isso agora, depois de 10 temporadas de puro suplício. Os fãs de "A Fazenda" esperam ansiosamente pelos momentos de frustração com as provas, não fazem questão de entender o que diabos o apresentador está falando e quanto mais foguinho tiver no cenário, melhor.

A ausência de Aritana

A impressão é que Aritana não está confinada pela primeira vez em mais de uma década (Foto: Divulgação/Circolare)

É o primeiro reality show da Record dos últimos 12 anos sem a presença de Aritana Maroni. Fico imaginando o vazio existencial que ela sentiu ontem à noite, com alguma coisa acontecendo em Itapecerica da Serra e ela no aconchego do lar!

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002