Topo

Provas ridículas e cronologia sem nexo atrapalham "A Fazenda"

Chico Barney

31/10/2018 09h40

Cátia celebra vitória (Foto: Reprodução)

Não há mais dúvidas de que "A Fazenda" de número 10 está entre as grandes edições do reality rural da Record. Finalmente com um apresentador à altura do potencial oferecido pelo elenco, com Marcos Mion voando baixo, trata-se de uma bem acabada peça de entretenimento diário.

Mas dois pontos fracos recorrentes na história do programa continuam a incomodar: as provas ridículas e uma cronologia absolutamente sem nexo. E a razão para ambos os problemas é a necessidade bastante prosaica de encher linguiça.

Tempo é dinheiro 

A necessidade de oferecer quase duas horas de diversão na grade da emissora todo santo dia é um desafio e tanto. Mas a prova do fazendeiro de ontem, que culminou na vitória de Cátia Paganote, a popular Paquita Cachaça, e a formação da roça entre Gabi Prado e Evandro Santo, chegou a ser um desrespeito com o telespectador.

Ao longo de cerca de quarenta minutos, enfrentamos ao lado dos peões uma prova sem qualquer emoção que também não chegou a servir para muita coisa. Depois da longa jornada, cada integrante puxou um "bujão de leite" em uma segunda prova, que decidiu o vencedor na base da sorte.

Nada contra exercícios que definam o futuro do jogo por intermédio de aleatoriedades, mas o tempo de duração de toda aquela pantomima para no fim tudo ser decidido com o mero puxar de cordas foi um tanto quanto patético. Fez o Brasil refletir sobre a finitude da vida. Será que estamos investindo nosso tempo ocioso com as coisas certas?

Narrativa maluca

Quem acompanha o programa sabe que toda segunda-feira tem formação da roça, com a escolha dos três peões que deverão se enfrentar na prova do fazendeiro. As pessoas que assistem ao reality com alguma atenção também já perceberam que a tal disputa ocorre invariavelmente no dia seguinte, uma terça-feira.

Pois a cronologia dos fatos parece pegar os editores de "A Fazenda" sempre de surpresa. As artimanhas e picuinhas que movimentam a segunda-feira só vão ao na terça, quando tudo já está decidido. O corajoso fã do programa assiste impávido aos bastidores do que não importa mais.

O mesmo ocorre em outras oportunidades. Aquele que é eliminado na quinta-feira ainda aparece na rotina do programa por mais alguns dias, feito um encosto canalizado pelos editores.

Hoje só amanhã

Mais um plano maquiavélico de Nadja só será revelado hoje (Foto: Reprodução)

Como tragédia pouca é bobagem, enquanto Mion anunciava ontem os pouco importantes acontecimentos de anteontem, discussões acaloradas entre Nadja e Gabi Prado movimentavam a sede. Com o programa no ar e a conexão ao vivo já estabelecida com os peões, o apresentador avisou que só estaremos aptos a descobrir o que aconteceu no episódio de hoje.

É uma pena que problemas tão antigos continuem ofuscando o brilho de "A Fazenda". A chegada de Marcos Mion conseguiu tirar o clima engessado que as temporadas anteriores sempre tiveram, mas ainda persistem tais escolhas desagradáveis por parte da produção.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002