Topo

Globo está produzindo chamadas melhores que as próprias novelas

Chico Barney

04/01/2019 20h23

Foto: Reprodução

Se tem uma área que merece os parabéns na Globo, certamente é o setor responsável pelos teasers dos programas –em especial das novelas.

Dois fatores foram importantes para a grande virada: a chegada do publicitário Sérgio Valente à emissora, comandando campanhas como a "vem_aí", e Amauri Soares se tornou diretor da Central Globo de Programação. A qualidade do material foi para o teto.

Em contrapartida, algumas produções estão passando por uma grave crise estética e criativa. As chamadas das novelas estão muito mais criativas e divertidas que as próprias.

A produção mundial de trailers e peças similares para anunciar filmes, séries e outros programas evoluiu bastante ao longo das últimas décadas. Houve uma época em que os eram simplesmente resumos lineares das histórias, com uma voz soturna narrando os principais fatos e sublinhando os envolvidos mais famosos.

Hoje esse tipo de vídeo é criado para instigar o desejo nos telespectadores de maneira mais emocional. A Marvel, como exemplo mais reluzente dessa onda, costuma até mesmo filmar cenas exclusivas para os trailers. E não se sinta enganado –a gente sempre soube que qualquer sanduíche de lanchonete é bem diferente daquele estampado nos outdoors.

Essa abordagem moderna demorou para chegar na televisão aberta brasileira, e ainda engatinha em outros canais. Mas a Globo está produzindo um material exemplar. Acho que ainda falta acertar a mão com os vídeos relacionados às séries da GloboPlay, mas é um trabalho em constante evolução.

O melhor exemplo da atualidade é "Verão 90". Como a próxima novela das 7 se passa nos anos 90, colocaram a popular Melô do Poperô como trilha e fizeram um vídeo emulando clipes da época.

Dira Paes, Cláudia Raia e a eterna boneca Emília no melhor estilo Deee-Lite, grande momento!

Veja alguns outros destaques recentes:

O Tempo Não Para – O primeiro teaser apresentava a novela em termos mais conceituais, sem entrar nos detalhes da trama. Mas a combinação esperta do texto com a edição de imagens, culminando na imagem impactante do elenco principal, teve um efeito muito bacana. A forma como pegam o 'briefing' da novela e transformam em uma peça criativa que funciona sozinha é muito interessante. A produção é da área de Comunicações, sob comando do Valente.

No vídeo seguinte, somos apresentados ao óbvio: como é uma novela das 7, estamos lidando com uma comédia romântica. A seleção de cenas para demonstrar o início da trama, junto com uma trilha sonora para ambientar, são didáticas para o público saber o que deve esperar. Esse tipo de material é feito por outra área, de Promoções, dirigida por Chico Leão.

Segundo Sol – Ah, se a novela tivesse sido realmente sobre o que parecia ser nesse vídeo…

O Sétimo Guardião – Dá vontade de cancelar todos os compromissos e passar os próximos dias prestigiando a novela anunciada na chamada abaixo. Não tem nenhuma mentira sobre o conteúdo da produção, tudo bem, mas o resultado final que vemos no ar diariamente passa longe da qualidade prometida. E essa trilha!

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002