Topo

Entenda o estranho motivo que faz Criciúma ser destaque na Globo

Chico Barney

21/03/2019 22h59

Imagem: Reprodução

Criciúma pode ficar longe do litoral e dos grandes centros, mas a cidade catarinense encontra-se sempre em destaque na tela da Globo.

Um dos favoritos ao prêmio do modorrento BBB19 é Alan, um surfista que mora distante da praia e é oriundo de Criciúma. Mas não é só no reality show que o município é assunto.

Em uma passagem palpitante da novela "O Sétimo Guardião", a personagem de Bruna Linzmeyer se gabava para algum interlocutor que estava recebendo mensagens de várias partes do país: "Criciúma, Porto Alegre e Belo Horizonte". Desconheço o contexto, mas é importante notar que as cidades têm em comum a ausência de praias.

Eis que a "princesinha do carvão" é recorrente nas mais variadas tramas produzidas em Curicica. E devemos dizer que isso é graças ao carisma de Zé Dassilva, roteirista e cartunista que é um dos mais destacados talentos da cidade.

Desde que passou a escrever novelas e séries para a emissora, foi jogando referências à terra natal como se fosse João e Maria distribuindo migalhas de pão pela própria obra.

A temporada de 2010 da "Malhação" contou com a presença de Marcelo Melo Júnior no papel de Maicon, um aspirante a goleiro. A namorada do personagem garantiu: "você pode jogar no Real Madrid ou no Criciúma, eu sempre vou te amar". E isso apesar da ausência de praia em ambas as cidades, é bom notar.

Já certo episódio de "Os Caras de Pau" exibido em 2011 contou a história de um piloto suicida vivido por Alexandre Regis. Em depressão, o desastrado profissional queria derrubar o avião em que conduzia Marcius Melhem e Leandro Hassum. Os dois tentavam demovê-lo da ideia, fazendo pensar em coisas felizes como futebol, que é a alegria do povo… Mas o triste rapaz revela que é torcedor do Criciúma, um bom motivo para sofrer ainda mais.

A piada interna é tão cativante que a equipe de roteiristas do programa na época foi a caráter prestigiar um jogo do time em Madureira.

Roteiristas prestigiam Madureira 0 x Criciúma 2, em 14/3/2012 pela Copa do Brasil: Marcius Melhem (hoje no "Tá no Ar"), Mauro Wilson ("Ilha de Ferro"), Rodrigo Salomão ("Ilha de Ferro"), Celso Taddei ("Zorra"), Dani Ocampo ("Tá no Ar"), Zé Dassilva ("O Sétimo Guardião") e Gabriela Amaral ("Zorra")

O amigo leitor provavelmente lembrará de duas passagens em "Império": a personagem da Nanda Costa vendendo capinhas de celular com os brasões dos mais variados times. Para surpresa geral do público, cita o glorioso Criciúma. E o cabeleireiro Xana, inesquecível tipo de Ailton Graça, revelou em dado momento que havia jogado no time quando era jovem.

"Malhação: Seu Lugar no Mundo" também teve sua cota criciumense. O personagem Henrique, vivido pelo ator Thales Cavalcanti, era de lá. A cidade também esteve sob as luzes da ribalta na novela "Pega Pega", de 2017. Pedrinho Guimarães, de Marcos Caruso, conversa com o Patrick "Olha a Faca" do Zorra Total e avisa que sua loja está vendendo malas para Paris, Nova York… E Criciúma, claro!

Zé Dassilva não foi a única mente por trás de todas essas citações. Marcius Melhem e Emanuel Jacobina também colocam tais referências em seus trabalhos para brincar com o amigo.

O roteirista catarinense é radicado há muitos anos no Rio de Janeiro, cidade famosa mundialmente pelas belezas naturais, incluindo aí suas inúmeras praias.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002