Topo

A verdade é que a Globo não merecia Mariana Ferrão

Chico Barney

22/03/2019 14h18

Foto: Reprodução

Foi com grande alegria que recebi a notícia, muitos anos atrás, que Mariana Ferrão estava deixando o jornalismo da Band para ingressar na Rede Globo de Televisão. Já era um entusiasta de seu trabalho brilhante no "Jornal da Band", primeiro na parte dedicada à previsão do tempo e depois como apresentadora, ao lado de Ricardo Boechat e Joelmir Beting.

Se não me falha a memória, começou na nova emissora como repórter, pegando o jeito da casa até ser destacada para a missão de apresentar a primeira temporada do "Globo Mar" com Ernesto Paglia. O programa era uma espécie de "Globo Repórter" aquático, com uma cobertura lúdica, quiçá idílica, sobre as atividades molhadas de diferentes regiões do país.

Quando chegou 2011, entrou no ar uma pitoresca atração nas manhãs da vênus pra lá de platinada: o famigerado "Bem Estar". Ao lado de Fernando Rocha, Mariana Ferrão comandou o programa sobre saúde e outras histórias até semana passada –Rocha caiu fora um pouco antes, depois de não ter seu contrato renovado.

LEITURA COMPLEMENTAR

Claro que a apresentadora conduziu o programa com a maestria que lhe é peculiar, mas convenhamos: meia hora diária sobre comichões e coçadinhas não é exatamente o tipo de conteúdo que uma profissional desse gabarito deveria estar envolvida por tanto tempo. Não era frustrante vê-la no "Bem Estar", pois sempre se saiu muito bem, mas a decepção surgia por conta dos lugares onde não encontrávamos Ferrão.

Durante sua estadia na Globo, ela não esteve nos time slots que pareciam fadados a ser naturalmente ocupados pelo seu talento. A expectativa era que Mariana Ferrão tivesse desafios a altura, apresentando programas como o Jornal Nacional, Jornal Hoje ou mesmo o Fantástico. Seu jeito moderno, próximo e direto já em 2006 antecipava em alguns anos o modus operandi que tomaria conta da televisão brasileira na década seguinte.

Certamente foi um período de grandes benefícios profissionais para a jornalista, que virou uma figurinha carimbada nas manhãs da maior emissora do país e chegou a participar do "Dança dos Famosos" em 2018. Mas lamento pela Globo, que não soube aproveitar ao máximo as capacidades de uma profissional muito acima da média.

A expectativa em torno dos próximos projetos de Mariana Ferrão é grande. Certamente vem coisa boa por aí. Enquanto isso, em Curicica, a torcida pelo retorno da TV Globinho só cresce.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002