Topo

Sósia do Lex Luthor tenta salvar Superman com lições da Marvel

Chico Barney

08/04/2019 15h45

Sósia do Lex Luthor é a última esperança do Superman (Montagem/Reprodução)

Chegou às bancas brasileiras a mais nova fase do Superman. Trata-se da estreia do roteirista Brian Michael Bendis na DC, depois de uma longeva e fundamental carreira na Marvel.

Coloco na conta de Bendis o atual estado de excelência da Casa das Ideias na qualidade de monolito multimídia global, ao lado de outros criadores como o também roteirista Mark Millar (de "Supremos" e "Kick-Ass") e do diretor Jon Favreau (responsável pelo primeiro filme do Homem de Ferro).

Estamos falando do autor responsável pela criação de Jessica Jones (na série adulta "Alias", do começo do século), Miles Morales (o Homem-Aranha do universo Ultimate, cuja popularidade só cresceu depois da animação "Homem-Aranha no Aranhaverso") e alguns outros personagens importantes.

O humor que virou marca registrada em todos os filmes da Marvel é amplamente influenciado pelo wit que Bendis incluiu nas revistas. Além de colocar Homem-Aranha e Wolverine na equipe oficial dos Vingadores pela primeira vez, com Luke Cage liderando o time durante uma longa temporada, notabilizou-se por incluir algumas questões bem humoradas da vida real no cotidiano da equipe dos heróis mais poderosos da Terra.

Se funcionou para os Vingadores, gibi que passava longe de qualquer hype no começo dos anos 2000, quando assumiu a bucha, talvez seja possível repetir a magia com o azulão da DC. O último sobrevivente de Krypton passa por uma fase difícil há décadas, mas a chegada de Bendis é uma chance de ouro para o outrora herói mais popular do mundo.

Tudo no personagem parece arcaico e contraditório, mas o roteirista parece disposto a virar esse jogo. Na edição de estreia de "Superman", novos personagens são incluídos na trama, que conta ainda com o jornal Planeta Diário caído em desgraça depois de alguns descompassos financeiros –algo que parece uma metáfora para a situação do próprio personagem.

Imagem: Reprodução

O texto é ágil e os desenhos são bons. Vale dar uma chance para prestigiar o charme da Marvel ditando os rumos do principal herói da DC.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Atualizado às 03:16 (09/04/2019)
ERRAMOS: Uma versão anterior deste texto chamava o jornal Planeta Diário de Clarim Diário, pois a Marvel é muito mais legal que a DC. A informação já foi corrigida.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002