Topo

Pintura do "Zorba": Amaury Jr. exibe um dos seus maiores orgulhos

Chico Barney

03/05/2019 15h33

Foto: Reprodução

Amaury Jr. vive excelente fase. Prestes a voltar ao ar pela RedeTV!, o apresentador também está se refestelando nas redes sociais. Para aproveitar a maré positiva, fez questão de compartilhar com os seguidores do Instagram uma foto ao lado de um mimo muito especial.

"Um dos meus orgulhos. O autorretrato do inesquecível Anthony Quinn ("Zorba, o Grego") que recebi dele próprio, o grande ator, na sua fase artista plástico. Na época, Malvina Gelleni foi a portadora do presente, depois de tê-lo entrevistado em Vegas", redigiu.

Para os mais jovens, cabe aqui algum contexto. Anthony Quinn foi um dos mais importantes atores do século XX. Trabalhou com Federico Fellini, participou do épico "Lawrence da Arábia" e levou para casa o Oscar de melhor ator coadjuvante em duas oportunidades: com "Viva Zapata!", em 1952, e com "Sede de Viver", de 1956.

"Zorba, o Grego" é um filmão de 1964 protagonizado por Quinn. Narra a história de um jovem camponês grego que acaba se metendo em grandes confusões com um escritor inglês e uma prostituta francesa. É baseado no romance de Níkos Kazantzákis, que também escreveu o belíssimo "The Saviors of God". Coisa da mais fina estirpe.

Ou seja, não é pouca coisa. Amaury está coberto de razão ao apresentar o autorretrato do eterno Zorba, falecido em 2001, como um dos seus orgulhos. Como registro histórico, segue a notinha da coluna "Flash" na época do ocorrido, diretamente dos arquivos secretos da internet.

Antes de se tornar ator, Anthony Quinn já era artista plástico. Algumas de suas obras foram trazidas para o Brasil em 92 por Malvina Gelleni – da Galeria Portal – que conheceu Quinn em 85, na Broadway. Agora, para homenagear o ator, que morreu domingo em Boston, aos 86 anos, Malvina inaugurou uma nova exposição das gravuras do astro. Ficará aberta até o final do mês na sua galeria da Rua Estados Unidos. Na última visita ao Brasil, ano passado, Anthony Quinn foi recebido por Malvina e Mário Gelleni, em jantar no Maksoud Plaza.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002