Topo

Ninguém aguenta mais os diretores explicando "Vingadores: Ultimato"

Chico Barney

09/05/2019 17h52

Ainda não tivemos explicações sobre o tom acaju das madeixas de Tony Stark e Peter Parker (Montagem/Reprodução)

Atenção: o texto abaixo possui todos os spoilers mais cabeludos de "Vingadores: Ultimato". 

Acho que nem o Ziraldo na fase áurea do Jô Soares foi tão entrevistado quanto os diretores de "Vingadores: Ultimato". Os irmãos Joe e Anthony Russo estão dominando a mídia mundial. Não é nem o caso de falar que todo dia tem alguma revelação inédita sobre o filme graças a eles –é praticamente a cada período do dia.

Durante a manhã, eles garantem que algum personagem já conhecido vai sair do armário nos próximos filmes. Na parte da tarde, logo depois do almoço, descobrimos que o Capitão América sempre foi digno de segurar o machado do Thor. Talvez durante a noite eles revelem que as duas notícias estão conectadas. Mas tergiverso!

A Marvel usa notícias de bastidores e teorias sobre filmes em desenvolvimento como se fossem tramas de folhetim rasgado. É uma estratégia que garante uma presença massiva dos heróis no noticiário, cravando cada vez mais aqueles personagens nos corações e mentes da população global.

As maiores matracas de Hollywood (Foto: Reprodução)

Quando um blockbuster gigantesco como esse dos Vingadores é lançado, gerando muita comoção e uma série de discussões, os realizadores aproveitam para fazer render o assunto no nível máximo. Então somos obrigados a aguentar diretor explicando várias bobagens desnecessárias, tipo "a última cena de Homem-Aranha no filme", como se fosse um youtuber implorando por visualizações.

Na prática, o tal Multiverso da Marvel já existe. Tem o canônico, que são os 22 filmes espetaculares lançados desde 2008, tem a fanfic oficiosa, que são todas aquelas séries de TV horrorosas que nunca foram citadas nos filmes, e tem as declarações dos irmãos Russo, que servem apenas para aplacar (ou piorar) a ansiedade dos fãs.

Hoje eles dizem que a Viúva Negra morreu para sempre, que não há esperança de retorno para o Homem de Ferro, que o Visão é favas contadas, mas tudo pode mudar com uma canetada dos roteiristas vindouros. Então fica o alerta: para efeitos práticos, as únicas coisas que realmente valem para o cânone do Universo Cinematográfico da Marvel são os acontecimentos ocorridos ou citados nos filmes. Todo o resto é palpite.

Philadelpho Pheelings: Os irmãos Russo gostam de tudo explicado nos mínimos detalhes (Foto: Reprodução/Edna Velho/SBT)

Se continuarem desenvolvendo a história de "Vingadores: Ultimato" fora do que aconteceu no filme, Joe e Anthony serão cada vez mais lembrados como J. K. Rowling, que continua entregando spoilers sobre livros jamais escritos de Harry Potter. Mas com um diferencial importante: ela pelo menos inventou aqueles personagens.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002