Topo

Fragmentada: Ju Paes muda de sotaque o tempo todo em "A Dona do Pedaço"

Chico Barney

27/05/2019 22h42

Fotos: Reprodução

"A Dona do Pedaço" continua o maior barato. Walcyr Carrasco está em grande fase, construindo o que provavelmente será o maior sucesso do horário nobre nos últimos anos. É como se fosse um episódio terrivelmente longo da série "A Rosa dos Milagres" do SBT.

Eis que 20 anos se passaram durante o capítulo de segunda-feira. Não só na trama, mas foi tão cheio de informação que pareceu mesmo duas décadas.

Fato é que o grande destaque continua sendo Juliana Paes, na pele da formidável protagonista Maria da Paz. A vendedora de bolos do Bixiga se tornou uma empreendedora de sucesso. Para celebrar o trunfo nos negócios, apresentou ao público uma miríade de sotaques totalmente diferentes ao longo do episódio.

Em alguns momentos, um jeito de falar específico, puxando para o mineiro, ajuda a construir a personalidade brejeira e quase tímida. Quando está com o elenco de apoio do núcleo cômico, ao lado de Suely Franco e Rosi Campos, desce o tom e aposta numa abordagem mais naturalista, carioca como a atriz.

Quando aconteceu a passagem de tempo, conhecemos outros dois níveis de prosódia da boleira. Em seu império do açúcar, fala como se fosse uma Susana Vieira com uma certa paciência para quem está começando. No aconchego do lar, confrontada pela filha rebelde, se manifestou tal e qual a Viúva Porcina com crise de consciência.

Apenas uma teoria seria capaz de contemplar tantas personalidades e sotaques diferentes. Estamos acompanhando fragmentos de diferentes versões da mesma personagem, que viveria ao mesmo tempo em diversas realidades paralelas.

Ou então todas elas habitam o mesmo universo, mas interagindo com personagens diferentes –mais ou menos com o fundamental Esteban e suas variáveis imortalizadas por Marcos Pasquim em "Kubanacan".

Acredito que conheceremos em breve a Dark Maria da Paz, que talvez possa ser chamada de Maria da Guerra, com algum sotaque que certamente fascinará o povo brasileiro. Vem coisa boa por aí!

NOSSA COBERTURA SOBRE "A DONA DO PEDAÇO":

– Salmo 23 na rodoviária do Tietê: é a novela bíblica da Globo?
– Novela reúne Lineuzinho e Mendonça da "Grande Família"
– Juliana Paes e Nicole Bahls salvaram o horário nobre da TV brasileira
– Capítulo de estreia constrange e fascina como as melhores novelas

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002