Topo

Ex-jornalista em atividade, Evaristo Costa fez do mamão uma limonada

Chico Barney

06/06/2019 20h18

Foto: Reprodução

Evaristo Costa apresentou o Jornal Hoje durante mais de uma década. Despediu-se do público telespectador pela última vez em 27 de julho de 2017. Durante o longo período ao lado de Sandra Annenberg, tentou dar um tom mais informal ao noticiário.

Um dos pontos de virada na forma de apresentar notícias foi o clássico episódio do mamão. Perguntou para a colega de bancada se ela gostava da fruta e ao receber uma resposta positiva, estendeu-lhe a mão: uma mão, entendeu? "Que piadinha velha", divertia-se, enquanto Annenberg sorria e balançava a cabeça olhando para baixo, num misto de assombro com mais assombro ainda.

A passagem data de 2012, mais especificamente no dia 2 de janeiro. Mais de 7 anos se passaram, e boa parte da fama e da fortuna conquistada por Costa passou, de alguma forma, por aquele dia. Fez do mamão uma limonada.

O império dos sucos do ex-jornalista em atividade só cresceu depois que caiu fora da Globo. Se tornou garoto propaganda de marcas bilionárias. É um fenômeno das redes sociais e também o queridinho da vovó número 1 do Brasil.

Houve muita especulação sobre como se daria seu retorno à televisão. Dizia-se que poderia ser em algum game show no SBT, talvez até um programa de amenidades ao lado de Fernanda Gentil na Globo. Mas que nada. Evaristo Costa foi anunciado como apresentador de um vindouro noticiário de variedades na CNN Brasil.

Parece ter feito a diferença a possibilidade de continuar alocado em Londres, gravando o programa diretamente dos estúdios da emissora por lá. É o lado bom de trabalhar em multinacional –o resto ele vai resolver por Skype. Continuará com os compromissos comerciais e outras mordomias, segundo relatado pelo Notícias da TV.

Fato é que a Globo ainda precisa aprender a fazer o "jornalismo mamão" preconizado por Costa. É o borogodó que sobra em "A Hora da Venenosa" da Record, por exemplo, e faz falta no "Jornal Hoje". Resta saber como vai funcionar na CNN brasileira, mas é bom tê-lo de volta.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002