Topo

Sem voto do público, "De Férias com o Ex" é melhor que "Power Couple"

Chico Barney

16/06/2019 12h39

Imagens: Reprodução

Um dos maiores problemas das sociedades modernas é a organização de grandes grupos em torno do culto a personalidades cada vez mais vazias. Os fandoms são importante motor para o consumo de bens materiais, mas também estão deixando todo o contexto de diferentes áreas do conhecimento humano um pouco mais empobrecidos intelectualmente.

A paixão com que defendem terceiros é preocupante. Em vez de reclinar a poltrona e dar gostosas risadas com as intempéries que seus heróis precisam superar na televisão, os telespectadores mais engajados agora sentem que precisam salvar aquilo que amam com todas as suas forças. As pessoas acham que são detentoras de um daqueles anéis que formam o Capitão Planeta.

"Viemos de um abismo de trevas; findamos num abismo de trevas: ao intervalo de luz entre um e outro damos o nome de vida", escrevia Nikos Kazantzakis na abertura de seu livro "Ascese: Os Salvadores de Deus". Para um fandom, este intervalo de luz é mais conhecido como "mutirão para salvar alguém em reality show".

Fato é que Eliéser e Kamilla voltaram ao "Power Couple Brasil" por intermédio da repescagem. Como ficaram algumas semanas fora do confinamento, chegaram cheios de informações do mundo exterior. A Record pediu para que eles tivessem alguma discrição, mas estamos falando de Eliéser e Kamilla.

Todo mundo quer berrar "Vai, Planeta!" (Imagem: Reprodução)

Isso não quer dizer que eles tenham entendido direito as informações do mundo exterior. O conceito de informação talvez seja até sofisticado demais para o casal. É mais correto dizer que eles tem opiniões sobre impressões do mundo exterior. E estão usando isso para armar muita confusão na Mansão Power.

Os fãs dos outros casais estão indignados, achando que seus ídolos estão sendo prejudicados. Os surtos de Eliéser e Kamilla só ajudam seus adversários, pois não fazem o menor sentido. Mas isso não impediu que alguns internautas exigissem punição para os ex-BBBs. A emissora foi inteligente e negou.

É muito provável que o casal seja eliminado novamente apenas uma semana depois de um retorno pouco triunfal. Estão com o pescoço na guilhotina, pois a audiência de reality shows não sabe se divertir. E é por isso que "De Férias com o Ex" é o melhor programa do gênero no ar atualmente: está completamente blindado da influência popular.

"Vai, Planeta!" (Foto: Reprodução)

Ninguém se importa com troféus, tampouco se preocupa em fazer uma média com os jovens que assistem a MTV. A produção vai decidindo quais personagens estão rendendo e lhes garante melhores holofotes. O elenco só aumenta, em vez de diminuir semana a semana. E tudo é manipulado para que a sociedade civil tenha uma excelente hora de entretenimento depois de uma extenuante jornada de trabalho.

Enquanto isso, os detratores de Eliéser e Kamilla passam o dia reclamando da produção do "Power Couple" e subindo hashtags pouco educadas no Twitter. Como se já não estivéssemos com problemas demais neste país. Urge acabar com a participação do público nos reality shows brasileiros.

Leia mais sobre "Power Couple Brasil":

Eliéser surta de novo e "Power Couple" bate recorde de audiência

– Eliminado por Eliéser e Kamilla no BBB13 dispara: "Não amadureceram!"

– O Blog do Chico Barney considera a eliminação de Kamiéser um atentado contra o entretenimento

– Um reality com Elieser e Nicole Bahls era tudo que o Brasil estava precisando

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002