Topo

Enzo, fenômeno mirim do sertanejo, cita Superman em sofrência sobre Marvel

Chico Barney

29/08/2019 13h00

Reprodução

Continuo acompanhado com muita alegria a carreira meteórica de Enzo Rabelo, o mais novo fenômeno da música popular brasileira. Aos 10 anos, o filho de Bruno, a metade que costuma cantar na dupla com Marrone, já possui vários milhões de visualizações de seus hits no YouTube.

O sertanejo dolente que fascinou multidões nos blockbusters "Meio Caminho Andado" e "Tijolinho por Tijolinho" segue em alta no mais novo lançamento, a sofisticadíssima "Contrato da Marvel".

"Se eu fosse um super-herói escolhendo um poder, escolheria poder te ter", começa a canção, como se fosse um tiro de raio laser de algum agente da SHIELD completamente apaixonado. "Lançar super beijinhos, rajadas de amorzinho… E da vilã carência te proteger". É lindo, pois os heróis da Marvel são famosos por sofrer de amor.

As referências diretas a personagens dos filmes e quadrinhos acabam enfraquecendo um pouco o mote principal proposto no título da música. "Não solto teia no ar, não tenho super poder, mas eu faria a Mary Jane ter inveja de você", canta em evidente aceno ao Homem-Aranha, cuja participação no universo cinematográfico da Marvel está por um fio.

No erro mais grosseiro, ainda há um trecho sobre o principal herói da Distinta Concorrência. "É que eu não sei voar, não sou nenhum Superman, mas com certeza a Lois Lane te invejaria também". Faltou bagagem cultural, infelizmente. Superman é de outra editora, a DC, que pertence à Warner. Mas a gente perdoa, pois é uma criança cantando.

De qualquer forma, usar a Marvel como gancho é uma estratégia perfeita. Tanto a gigante norte-americana quanto o pequeno sertanejo produzem conteúdo para jovens de todas as idades. É o ápice do gênero "family friendly": filmes de ação e sofrências de amor para o papai, a mamãe e os filhinhos.

No capitalismo, a idade não é nada além de um número –no caso da Marvel e do Enzo, algo na casa dos milhões, quiçá bilhões, em dinheiro e engajamento.

LEIA TAMBÉM

Será que alguém viraria a cadeira para Enzo Rabelo no "The Voice Kids"?

MC Bruninho e Enzo Rabelo dão show de maturidade em parceria

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002