Topo

Poderes mutantes ajudariam a explicar algumas tramas de "A Dona do Pedaço"

Chico Barney

02/09/2019 23h05

Reprodução

Já faz algum tempo, desde a conclusão da trilogia "Caminhos do Coração" de Tiago Santiago na Record, que a TV brasileira não investe de maneira estruturada em novelas envolvendo personagens superpoderosos. Uma pena, pois tal ausência vai na contramão do sucesso da Marvel nos cinemas, além de tantas outras iniciativas gloriosas na cultura pop.

Mas a onda mutante faria muito bem especialmente para a novela "A Dona do Pedaço". Imaginar que alguns personagens possuem talentos super-humanos ajudaria, pelo menos, a explicar uma série de furos e incongruências que fazem com que a lógica passe longe da história.

Régis vítima de controle mental

Chicotadas psicológicas (Reprodução)

No mais recente capítulo, Régis deu a letra para a genitora: todos os vacilos que ele cometeu foram culpa dela. É o tipo de acusação que ultrapassa Freud e só pode ser explicado pelo Professor Xavier.

Parece chamada do "Cidade Alerta", mas deve ser X-Men: playboyzão toma tiro da esposa ao ser flagrado em clima lascivo com a enteada. Depois disso, Régis se apaixonou pela esposa traída, dando a entender que o ataque quebrou um controle mental que provavelmente estava sendo realizado pela própria mãe, que é das nossas e nunca suportou a boleira ômega.

Fabiana é a Deadpool do convento

Pessoas que chantageiam as outras para empreender (Reprodução)

O 'mercenário tagarela' popularizou entre os púberes a chamada "quebra da quarta parede". É quando o personagem tem plena noção de que está em uma narrativa fictícia, e brinca com as regras daquele mundo. Este é justamente o dom mutante que justificaria o fato de Fabiana ser a única personagem inteligente de "A Dona do Pedaço". Ela sabe que está em uma novela cheia de problemas de roteiro, e usa todos a seu favor para enriquecer e achacar adversários.

Maria da Incapaz, a Empreendedora do Impossível

Reprodução

Como uma cidadã tão pouco afeita ao raciocínio lógico conseguiu montar uma empresa bem sucedida? De que maneira aquele frágil equilíbrio se manteve próspero? Apenas algum tipo de hormônio mutante poderia explicar a excelente performance dos "Bolos da Paz" durante a gestão da Incapaz. Para piorar, a novela dá indícios de que o mesmo raio cairá no mesmo lugar duas vezes, provando que a protagonista é poderosíssima –ou que o público brasileiro está de sacanagem com o próprio tempo livre.

Josiane no Globoverso Quântico

Finalmente uma explicação minimamente coerente para o ódio que Jô sente da mãe: ela nasceu com o dom de observar o multiverso da Globo! Consegue enxergar todas as realidades das outras novelas produzidas pela emissora, e jamais perdoou as vilanias de Bibi Perigosa –ou aquela versão de "Gabriela" de 2012, vai saber.

Esposa do Amadeu é a espetacular Lombada Narrativa

Reprodução

A moça que infelizmente morreu no capítulo de segunda-feira, que Deus a tenha, nunca teve um único diálogo que não fosse a respeito do Amadeu. Tanto que eu nem lembro do nome da pobre desencarnada. Mas seu superpoder certamente seria o de enrolar a trama até que faltasse pouco tempo para a conclusão da novela e, assim, Amadeu pudesse disputar o coração de Maria da Incapaz com Régis.

Voltamos a qualquer momento com novas teorias sobre "A Dona do Pedaço".

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002