Topo

Reunião histórica resgata pagodes clássicos da cultura popular brasileira

Chico Barney

06/09/2019 18h59

Reprodução

Rádio Mania é uma das mais importantes emissoras do Rio de Janeiro. Focada especialmente em ritmos populares, lançou recentemente uma série que vai ficar para a posteridade. "Grandes Encontros" colocou lado a lado alguns dos mais eloquentes ícones do pagode.

O projeto resgata grandes clássicos da cultura popular brasileira em interpretações inéditas. Na parceria entre Chrigor e Belo, por exemplo, coube ao primeiro cantar "Mundo de Oz" do Soweto, enquanto o outro mandou ver em "Telegrama" do Exaltasamba. A troca de papéis, além dos animados duetos, garante que esta seja uma reunião histórica.

Os 13 vídeos ajudam a traçar um panorama muito interessante sobre a variedade e grandiosidade do ritmo em nossa história. Dos anos 90 para cá, o pagode foi defendido por diversos talentos com vozes e identidades muito próprias.

A toada mais romântica foi defendida com brilho por duas gerações, Alexandre Pires e Dilsinho. Na pegada mais tradicional do samba, Marquynhos do Grupo Sensação e Xande de Pilares fazem miséria com "Preciso Desse Mel" e "Trilha do Amor". Leandro Lehart abençoa Tiee como representante da nova geração mais cerebral. Enfim, a lista é longa e os encontros são fascinantes.

Lamento que o gênero não tenha o devido valor reconhecido pelo próprio sistema que tanto se beneficia de seus sucessos. A excelente  iniciativa faz justiça ao exaltar artistas e canções que oferecem o que há de melhor para o fortalecimento de um dos mais consistentes movimentos culturais do país.

Como diz Jorge Aragão, "resiste quem pode / à força dos nossos pagodes".

Veja a escalação completa (e ouça a playlist):

Mumuzinho e Tá Na Mente, Vou Pro Sereno e Molejo, Péricles e Netinho, Ferrugem e Picolé, Pique Novo e Davi, Clareou e Chininha & Príncipe, Belo e Chrigor, Dilsinho e Alexandre Pires, Salgadinho e Thiaguinho, Suel e Dodô, Xande de Pilares e Marquynhos, Bom Gosto e Turma do Pagode, Leandro Lehart e Tiee.

LEIA TAMBÉM:

Leandro Lehart quer liderar uma nova geração de Trapalhões
Belo firma-se como sucessor de Roberto Carlos
Com palavrão e pegada "belieber", Thiaguinho empurra o pagode para o futuro

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002