Topo

Lembra dela? Ana Clara do BBB18 homenageia o Abaporu em foto na piscina

Chico Barney

08/09/2019 19h46

A ex-BBB e a obra do período antropofágico do movimento modernista no Brasil (Reprodução)

Ana Clara Lima é uma das ex-BBBs mais bem sucedidas de todos os tempos, pelo menos em número de seguidores no Instagram. Depois de conquistar um honroso terceiro lugar na edição de 2018, em que competiu ao lado do pai, logo se tornou apresentadora do Vídeo Show. Quando o programa subiu no telhado, conduziu com brilho os debates que o site do BBB promovia durante a temporada deste ano.

De lá para cá, pouco se ouviu falar deste dínamo das redes sociais na mídia tradicional. Além de uma fofoca ali e outra acolá, rumores sobre a possibilidade de ser reaproveitada em outro programa da Globo e até uma participação no Dança dos Famosos do Domingão do Faustão –que, como sabemos agora, não ocorreu.

Eis que a filha do Ayrton Papito retorna para uma nova aventura. Em foto publicada na tarde de domingo, dia 8 de setembro, Ana Clara fez uma referência sofisticadíssima ao quadro Abaporu de Tarsila do Amaral.

Veja a imagem:

O Abaporu é a obra de arte brasileira mais valiosa que existe. A pintora deu o quadro de presente de aniversário para o marido, o escritor Oswald de Andrade. "É o homem plantado na terra", exclamou o modernista ao ver o pezão da figura. É justamente em referência a esta parte do corpo que trata a citação de Ana Clara na piscina.

O que ocorreu na foto foi um dos efeitos subaquáticos mais comuns. O tamanho disforme na piscina é explicado por intermédio da chamada "lei de Snell-Descartes". Um objeto dentro da água difunde luz em todas as direções. Parte da luz difundida é refratada quando atinge o limite entre a água e o ar, passando a curiosa impressão de que o objeto –ou o pé da Ana Clara, no caso, está mais próximo do que a verdade dos fatos.

Veja o gráfico:

Dióptro Plano (Reprodução)

É possível estudar mais a respeito de tão fascinante assunto neste link.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002