Topo

Nana Gouvea supera A Noiva de Chucky e é a nova rainha dos filmes de terror

Chico Barney

16/07/2018 11h58

(Foto: Divulgação)

Nana protagoniza terror sem deixar o carisma de lado (Foto: Divulgação)

Desde a invenção do cinema que os filmes de terror vêm desafiando as noções do que é bom e o que é ruim. Existem tantas camadas para a interpretação dessas obras, uma diversidade imensa de possibilidades de apreensão das mensagens e também de seus valores artísticos. Não é por acaso que gênero deu origem a um mercado pulsante, com ávido séquito de fãs.

Dentro deste contexto, Nana Gouvea é a protagonista de "Black Wake", que mistura o universo do autor H. P. Lovecraft e seus seres horrendos cheios de tentáculos, com a moda dos "filmes perdidos", popularizada com "A Bruxa de Blair" e "Cloverfield". Toda a ação ocorre como se tivesse sido capturada por câmeras diversas, desde celulares até hilários Google Glasses utilizados por dois agentes secretos.

O humor involuntário inclusive é o grande charme da produção. Trata-se de uma programação perfeita para reunir os amigos, pedir uma pizza e dar gostosas risadas. Esqueça os filmes de terror que estão no grande circuito e são aclamados pela crítica, como "Hereditário" e "Corra!". "Black Wake" faz parte de um panteão muito mais divertido, dividindo espaço com coisas como a franquia "Sharknado" e respeitando uma linhagem que vem desde clássicos como "A Hora do Pesadelo" e "Brinquedo Assassino".

Nana Gouvea enfrenta águas revoltas — não nessa cena, claro (Foto: Divulgação)

Até pela inspiração lovecraftiana, o filme se interessa mais pela reação das pessoas 'comuns' aos efeitos de uma invasão misteriosa que transforma todo mundo em zumbis, em vez de investir em personagens caricatos como Freddy Krueger ou Jason. Mas é gigantesco o potencial para que Nana Gouvea assuma o trono de Rainha das Trevas e musa absoluta do terror mundial em uma eventual sequência, título que já pertenceu a sumidades como Elvira, Samara ou A Noiva de Chucky. Talento e disposição ela demonstrou ter.

Além de Nana, que é o maior e merecido destaque, a produção ainda conta com monstros sagrados do audiovisual mundial, como Tom Sizemore ("Nascido em 4 de Julho"), Jonny Beauchamp ("Nerve: Um Jogo Sem Regras"), Chuck Zito ("Sons of Anarchy"), Vincent Pastore ("Sopranos") e Kelly Rae LeGault ("John Wick: Chapter 2", onde viveu a personagem Switchboard Operator #2), além de Eric Roberts, o onipresente irmão de Julia Roberts.

"Black Wake" é um entretenimento de valioso quilate, desde que o amigo leitor saiba apreciar do jeito certo. Estará disponível em diversas plataformas de 'video on demand' a partir do dia 7 de agosto, e o DVD está em pré-venda nos sites mais importantes.

"Sorria que estou te filmando" (Foto: Divulgação)

Leia a entrevista que fiz com Nana Gouvea sobre a carreira de atriz nos EUA: "Desiludida com o Brasil, Nana Gouvea estuda Shakespeare."

Veja também o trailer de "Black Wake".

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002