Topo

Antônia Fontenelle virou a Oprah brasileira e deixou a TV no chinelo

Chico Barney

23/08/2018 09h53

(Foto: Reprodução/YouTube)

Antônia Fontenelle é uma das figuras mais controversas do showbiz nacional. Sem maiores papas na língua, não leva desaforo pra casa e dificilmente se priva de opinar sobre o tema que estiver em debate. Concordar ou discordar de seu posicionamento é o de menos. Importante é perceber como essa personalidade intempestiva ajudou a moldá-la como a Oprah Winfrey brasileira.

Oprah é uma apresentadora, ativista, atriz, empresária e guru norte-americana que virou praticamente uma instituição. Quando comparo Antônia com ela, estou me referindo a um ponto específico dessa miríade de qualidades bilionárias: a capacidade de se entregar emocionalmente quando entrevista pessoas em seu talk-show.

Fontenelle conduz há alguns anos o programa "Na Lata" no YouTube. Conversa com celebridades de diferentes matizes de relevância, sempre com uma característica que é fundamental para a comunicação em tempos tão bicudos –a atriz assume um lado. Compra o barulho que for, de maneira tão parcial quanto clara. Isso é entretenimento!

Então é mais fácil ver por lá pessoas com quem a atriz e apresentadora consegue se relacionar positivamente. Com isso bem resolvido, fica mais fácil para o telespectador decidir até onde concorda com o que é falado. E é assim que ela coleciona declarações bombásticas de figuras em evidência e passa a fazer parte fundamental de grandes histórias em desenvolvimento no noticiário de celebridades.

Bate-papo com Luisa Mell deu o que falar (Foto: Reprodução/YouTube)

Foi dessa maneira que conduziu a entrevista com Mileide Mihaile, que bateu recordes de visualizações. Nas semanas seguintes, um festival de informações exclusivas que inevitavelmente ganharam os jornais Brasil adentro. Renata Banhara revelou que tentou se suicidar. Luisa Mell falou abertamente sobre sua saída da RedeTV! e o relacionamento com um dos sócios da emissora. No vídeo mais recente, Sarah Pôncio falou sobre a mais saborosa fofoca envolvendo desconhecidos, aquele rolo do concunhado que engravidou a atriz da Globo.

O amigo leitor poderá argumentar que são figuras mais periféricas dentro do star system nacional. Realmente não foi revelado nenhum esqueleto no armário de Toni Ramos até agora, mas são pessoas que certamente provocam a curiosidade na audiência. E assuntos que realmente são discutidos de maneira acalorada nas redes sociais.

Apesar da produção bem mais modesta, é assim que Fontenelle consegue colocar os programas de fofoca da televisão no chinelo. Virou fonte sobre os grandes casos em desenvolvimento no país. Fico imaginando o que conseguiria realizar com uma verba generosa e a possibilidade de manter a independência de opinião.

O programa Na Lata com Antônia Fontenelle vai ao ar toda segunda-feira às 21 horas. Clique aqui para prestigiar.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002