Topo

Com receita de lombo, Vídeo Show deu adeus exibindo a própria irrelevância

Chico Barney

11/01/2019 15h12

Foto: Divulgação (Rafa Xavier / Globo)

Parece que realmente pegaram a produção do Vídeo Show de calças curtas com o anúncio do fim do programa. Não deu nem tempo de preparar uma saideira decente, garantindo um último episódio que deu a medida perfeita da irrelevância do programa.

Sophia Abrahão e Joaquim Lopes tentaram não se abalar. Começaram normalmente, anunciando uma reportagem inacreditável sobre a edícula e os cachorros de André Marques. Só depois que resolveram falar que tratava-se da derradeira apresentação do Vídeo Show, depois de 35 anos.

Mostraram fotos de antigos apresentadores e repórteres, normalmente com a dupla improvisando textos ausentes de qualquer nexo. Mas nada muito especial, muito pelo contrário, quase en passant. Chegou ao absurdo de recorrer a imagens da internet para mostrar cenas de Mônica Iozzi apresentando o programa.

Mas as matérias passaram longe de qualquer reverência ao fim do Vídeo Show. Levaram Klara Castanho até Búzios para reencontrar com o ator que fez o personagem Maradona em uma novela que ninguém se importa mais. Depois, dois atores mostraram com riqueza de detalhes como cozinhar um lombo.

Quando achei que não dava para piorar, a repórter foi até um mercado comprar roupas indianas com o elenco infantil de "Caminho das Índias" –deu para ouvir alguém falando "are baba" durante os longos minutos dedicados ao tema.

O quadro do Carioca é sempre divertido, embora a edição prejudique um pouco o bom andamento do entretenimento. Para quem não sabe, o ex-Pânico redublava cenas de novelas, sempre com algum convidado. O último foi Micael Borges, que era parceiro de Sophia nos Rebeldes da Record.

As coisas ficaram surreais de verdade quando entrou uma entrevista com Caetano Veloso e seus filhos. A matéria foi bastante interessante, mas não consegui enxergar maiores conexões com o ator da Malhação cozinhando um lombo ou uma ex-atriz mirim passeando por Búzios. Deve ser isso que chamavam de tropicalismo.

A música "Trem Bala" foi trilha para o último vídeo, juntando momentos das várias fases de 35 anos do programa. É mole? "Trem Bala"! E depois Joaquim creditou ao irmão a frase "as coisas duram tempo suficiente para se tornarem inesquecíveis".

Já foi tarde, Vídeo Show.

Foto: Reprodução

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

 

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002