Topo

Última temporada de Game of Thrones "foge" de competição com BBB19

Chico Barney

14/01/2019 23h34

Foto: Reprodução

Um detalhe importante sobre a estreia da última temporada de "Game of Thrones" passou quase desapercebido pela grande maioria de fãs e analistas de cultura pop.

O colosso da teledramaturgia mundial retorna com o primeiro dos seus seis episódios derradeiros no dia 14 de abril deste ano. Mas isso você leu em todos os lugares.

O anúncio da data revelou que a HBO não quis bancar uma disputa inglória em terreno tupiniquim: fugiu da grande batalha contra o BBB19.

O reality show da Globo estreia nesta terça-feira, dia 15, e está previsto para seguir em ritmo alucinante até o dia 12 de abril. Ou seja, o telespectador terá aproximadamente 48 horas para descansar entre uma emoção e outra.

O público de ambos os programas pode parecer diferente, mas não apostaria minha vida nisso. Vejamos:

Intrigas familiares

Essa é a tônica em Westeros e adjacências, mas também em Curicica. Basta ver a quantidade de confusão que Ayrton e sua filha Ana Clara protagonizaram no ano passado. Ou Emilly e Mayla com Antônio e Manuel anos antes.

E nada me tira da cabeça que foram os parentes do tal Fábio, eliminado do BBB19 antes mesmo do programa começar por conta de um patrocínio mal explicado, que se animaram e fecharam o contrato à revelia do rapagão. Isso é muito George R. R. Martin!

Sacanagem da grossa

Sexo e luxúria não encontram limites na programação adulta da HBO. Sempre foi um diferencial do canal na maior parte das suas produções. Mas o pay-per-view do BBB durante as madrugadas das festas seria capaz de deixar Lannisters e Starks levemente ruborizados!

Guerra de gangues

Grupos organizados brigando uns com os outros pode parecer ficção de capa e espada, ou sei lá como estão chamando o gênero ao qual Game of Thrones pertence. Mas é o mais real dos cotidianos para quem prestigia o BBB nas redes sociais. Os fandoms tomam conta do espaço e brigam entre si como se o futuro da humanidade dependesse disso. É algo bem mais angustiante, cru e visceral do que as fantasias do seriado.

Ou seja, por mais que a HBO não tenha pensado nessa data tão estrategicamente assim, o público telespectador é duplamente favorecido ao ter a oportunidade de acompanhar dois clássicos da peleja pós-moderna sem incômodos. Por mim, tudo bem.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002