Topo

Roberto Justus escala influenciadores, mas está se lixando para a internet

Chico Barney

24/03/2019 12h09

Foto: Reprodução

Quase ninguém prestigiou a saborosa estréia da nova temporada de "O Aprendiz" na segunda-feira passada. Uma pena! O programa voltou muito divertido, com Roberto Justus em grande fase. Desenvolvo melhor essa questão mais para frente.

Antes, gostaria de apontar um erro terrível na estratégia de divulgação. Um dos grandes trunfos para o "Masterchef" manter a relevância ao longo de todos esses anos foi a possibilidade de assistir ao programa na íntegra no YouTube.

É importante lembrar que a Band é uma emissora de pouca audiência, que há mais de 15 anos vende o horário nobre para igrejas, dificultando a construção de uma grade saudável. A internet foi fundamental para que o "Masterchef" se tornasse o fenômeno comercial que é até hoje, mesmo depois de tantas edições por ano.

Por isso, me pareceu genial quando soube que "O Aprendiz" retornaria cheio de celebridades do mundo digital. Imaginei que o desdobramento do conteúdo para a internet seria um dos principais pilares do modelo de negócio que Justus fechou com a Band. Pelo visto, me enganei.

Quem perdeu o programa em sua exibição original na TV aberta precisará se virar para encontrar as reprises na própria emissora ou na TV a cabo. Uma estratégia no mínimo incoerente. Além do esvaziamento natural que ambas as instituições enfrentam há anos, existe um problema básico de conversão.

Você contrata 18 influenciadores da estirpe de PC Siqueira, Ru Baricelli e Marido da Gabi Pugliesi e simplesmente não oferece um link para que eles possam replicar o programa aos seus seguidores? Não faz sentido.

Existe uma distância enorme entre "liga na Band nesse horário marcado" e "clica aqui para ver como eu me comportei na prova da semana". Tenho cá minhas dúvidas se os fãs de Nana Rude fazem ideia de qual é o número da Band no controle remoto.

Por enquanto, encontrei a íntegra do episódio apenas em canais que pirateiam o material. O site da Band e o perfil oficial do programa no YouTube se contentam em oferecer trechos selecionados.

Torço para que o problema seja sanado. Pelo que vimos na semana passada, Justus voltou com tudo. É o duque em seu domínio. Está bicho solto e mordaz, exatamente como nos acostumamos a vê-lo no formato –algo bem diferente de sua experiência negativa à frente de "A Fazenda" e "Power Couple" na Record.

Para que o retorno à boa fase seja longo e duradouro, é fundamental que a estratégia digital se apresente de maneira mais consistente do que observamos na primeira semana.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002