Topo

Até que não foi tão ruim assistir ao Masterchef no domingo

Chico Barney

25/03/2019 16h56

Foto: Reprodução

Estreou ontem a nova temporada do "Masterchef", há anos o principal destaque da programação da Band. Quanto ao conteúdo, tudo sob controle: dinâmicas ágeis e divertidas colocavam em rota de colisão 4 postulantes ao elenco. Em cada rodada, 1 ou 2 eram aprovados para participar oficialmente da competição. Os jurados continuam exalando carisma e frescor como se fosse a primeira vez. Da minha parte, ajudou bastante ficar afastado do formato durante todo o ano passado.

Mas a grande novidade era a data de exibição. Depois de ocupar as noites de terça-feira, o programa causou controvérsia ao ser anunciado na grade de domingo. Não bastasse o dia polêmico, o horário também pareceu pouco alvissareiro, às 20 horas. Ou seja, concorrendo com as famigeradas Videocassetadas do Faustão, o começo do Programa Sílvio Santos, o embalado Encrenca da RedeTV! e o Domingo Espetacular da Record. Chumbo grosso!

É verdade que a estreia do Masterchef não teve fôlego para fazer frente a nenhuma das atrações supracitadas. Amargou um quinto lugar no Ibope. Mas como não sou acionista da Band, devo dizer que foi uma composição interessante, aumentando a oferta de conteúdo no começo da noite. E não bastasse isso, há a informação de que a temporada começou com todas as cotas publicitárias vendidas. Olha as coisas melhorando.

Esperando o Domingão acabar (Foto: Reprodução)

Ainda acho que o programa teria muito a ganhar se fugisse da competição direta com o Faustão e investisse na migração que ocorre entre as Videocassetadas e o Fantástico. Com a frequência de notícias graves e chocantes deste começo de 2019, é fundamental se alienar um pouquinho. Passadas as 2 horas de exibição do Masterchef, o amigo telespectador ainda poderia retornar a tempo de prestigiar o "Isso a Globo não mostra" da semana.

Enfim, ainda é cedo para dizer se o formato tem força suficiente para melhor a audiência –gravitou em torno dos 4 pontos na estreia. Em uma análise egoísta e hedonista, adorei a novidade.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002