Topo
Blog do Chico Barney

Blog do Chico Barney

5 séries da HBO muito melhores que "Game of Thrones"

Chico Barney

2014-04-20T19:18:00

14/04/2019 18h00

Imagem: Montagem/Reprodução

Então o amigo leitor resolveu assinar a HBO para prestigiar a derradeira temporada de "Game of Thrones", não é? Confesso que nunca fui fisgado pelas aventuras da turminha do dragão, mas aproveito o ensejo para recomendar algumas outras produções que estão no acervo para os assinantes.

THE WIRE (A ESCUTA)

McNulty & Stringer Bell (Foto: Reprodução)

A melhor série de todos os tempos, uma verdadeira maravilha cósmica que Deus nos deu. O criador David Simon despeja as mais diversas teses sobre como a sociedade deu errado nas 5 temporadas de "The Wire", abordando os problemas da polícia, do tráfico, da política, do ensino público e da imprensa. A maior realização que a humanidade já entregou ao mundo no formato de seriado. É a preferida do ex-presidente Barack Obama, do meu querido médico Doutor Cunha e também deste que vos escreve.

VEEP

Not Elaine Benes (Foto: Reprodução)

Julia Louis-Dreyfus interpreta uma política que se mete nas situações mais abobalhadas que eu já vi. É certamente uma das melhores comédias de todos os tempos, com um elenco afiado e roteiros geniais. A HBO está exibindo atualmente a última temporada dessa que, aí sim, fará muita falta.

SOPRANOS

A máfia no divã (Foto: Reprodução)

A série que inventou todas as outras séries. O marco zero de toda uma geração de "homens difíceis" na teledramaturgia mundial. Caso alguém ainda não conheça, um breve panorama: poderoso chefe da máfia começa a enfrentar problemas de ordem psicológica e vai se tratar, para desespero dos parceiros de crime. E aí a jiripoca, que sempre piou, começa a piar ainda mais.

CURB YOUR ENTHUSIASM

Milionários se divertem (GIF/Reprodução)

Larry David é um dos criadores de "Seinfeld", junto com o próprio Jerry Seinfeld. E aqui ele faz uma espécie de continuação espiritual da série, num exercício de autoficção que é engraçado, ofensivo e perfeito. Todas as temporadas apresentam mais participações especiais do que os programas de fim de ano do Roberto Carlos.

BIG LITTLE LIES

As Vingadoras (Foto: Reprodução)

Era para ser uma minissérie, mas ficou tão boa e fez tanto sucesso que resolveram continuar como se fosse uma série. O elenco é espetacular, um crossover maior que "Guerra Infinita": Reese Whiterspoon, Nicole Kidman, Zoë Kravitz, Laura Dern e agora também a Meryl Streep. O roteiro é tenso e maduro, quase como se não estivéssemos assistindo televisão para esquecer dos nossos próprios problemas. E tem a melhor trilha de abertura de todos os tempos, se me permitem opinar.

Então entre um episódio e outro de "Game of Thrones", faça bom uso da sua assinatura da HBO e navegue por esses outros clássicos da teledramaturgia moderna. É muita coisa boa. Principalmente "The Wire", assistam "The Wire"!

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002