Topo

"Verão 90" inova ao evitar qualquer resquício de originalidade

Chico Barney

22/04/2019 20h51

Foto: Reprodução

Já não tenho mais palavras para expressar meu carinho por "Verão 90". A atual novela das 19 horas, escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, oferece ao exausto telespectador tudo aquilo que ele já viu um milhão de vezes.

Trata-se de uma genuína ode ao folhetim. Tramas que poderiam fazer parte de qualquer outra novela, com o toque de gênio de ainda se passar nos anos 90 –conseguindo um efeito superior de nostalgia que deixa a experiência ainda mais saborosa.

Não é nem o caso de acusar "Verão 90" de beirar o ridículo. Na maior parte do tempo, ela extrapola o besteirol e exagera nas cores, nos tons e na abordagem. Todos os personagens tem papéis muito bem definidos, como naquele seriado antigo em que o Batman usava uma máscara de gatinho e transitava por Gotham City em um carro sem teto. Por mim, tudo bem.

A direção é exagerada, absolutamente desprovida de sutilezas. E essa é a melhor coisa que poderia acontecer ao cidadão trabalhador na hora em que aterrissa no aconchego do lar depois de uma estafante jornada.

O melhor núcleo do momento apresenta o drama da patricinha vivida por Marina Moschen e o pobretão defendido por Sérgio Malheiros. Ela ainda é apaixonada pelo garoto, mas está de casamento marcado com um playboy metido a besta que é dono da emissora onde boa parte da ação da novela se desenrola.

O casal foi separado graças a maquinações vis e cruéis da personagem da Camila Queiroz, que está perfeita como uma megera invejosa que também é fria e calculista. O capítulo de segunda-feira, dia 22, terminou com Claudia Ohana, mãe de Malheiros, indo tirar satisfações com Moschen.

Do jeito que estou escrevendo, parece uma historinha boba e pedestre, mas talvez não tão boba e pedestre quanto realmente é. Não vejo a hora do próximo capítulo começar, muito embora todo mundo já saiba como esse tipo de história sempre termina. Um spoiler mais certeiro que qualquer vazamento de "Vingadores Ultimato": vai dar tudo certo para os mocinhos, pessoal!

CONTEÚDO EXTRA
O amigo leitor pode prestigiar a outra crítica que já fiz sobre a novela. Se ler com atenção, perceberá que estou empolgado desde o início.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002