Topo

Documentário sobre Rafael Ilha é mais valioso que prêmio de "A Fazenda"

Chico Barney

08/05/2019 18h28

Foto: Reprodução

Além da boa quantia que Rafael Ilha faturou na mais recente edição do reality show "A Fazenda", a Record preparou um prêmio ainda mais eloquente para o legado artístico do cantor. Trata-se do documentário dramático "10 Chances: O Homem que Desafiou a Morte".

Parece nome de cordel, mas é a história real de como o ator mirim que era coqueluche na publicidade brasileira nos anos 1980 se tornou um fenômeno pop com o grupo "Polegar" e, logo depois, caiu em desgraça graças ao abuso de substâncias químicas.

Trata-se de uma abordagem deveras interessante. Ilha narra em primeira pessoa a própria trajetória, sem maiores pudores. Para enriquecer a narrativa, depoimentos de familiares e amigos famosos dos mais variados momentos da carreira, como Gugu Liberato, Rodrigo Faro e Simony.

Depois de um passeio de limusine, nosso herói chega a entrar nos escombros da boate em que experimentou drogas pela primeira vez. O espaço transformado em estacionamento encontra-se em ruínas, causando certa preocupação. Não só pela angústia de imaginar todas aquelas crianças conhecendo o lado mais difícil da vida em idade tão tenra, mas também por parecer um cenário de guerra.

Krypton feelings (Foto: Reprodução)

O Blog do Chico Barney teve a oportunidade de prestigiar o primeiro episódio da série. Cada um dos 5 capítulos será lançado semanalmente no "PlayPlus", a partir desta quinta-feira. Além de servir como um importante registro a sobre a trajetória de um dos personagens mais relevantes, goste-se ou não, da nossa cultura popular, também é um alerta sobre os problemas que muitas famílias precisam lidar ainda hoje.

No final das contas, é uma mistura de "Arquivo Confidencial", pelo tom elogioso e festivo dos convidados, com "Cidade Alerta", por conta do contexto pesado em que boa parte da história se desenrola. Prisões e overdoses convivem na memória de Ilha lado a lado com o sucesso arrebatador ainda criança e a vida boa que a fama traz.

O jornalismo é um grande trunfo da Record para a guerra dos streamings. A produção de documentários é uma oferta consistente da Netflix e da HBO na disputa pela atenção do público. "10 Chances" é o primeiro esforço relevante das marcas nacionais. Nesse sentido, a Record entendeu antes da Globo a importância desse gênero. Resta saber quais serão os próximos passos.

Leia mais:
– Crush de Deborah Secco e milagre para Faustão: famosos falam sobre Rafael Ilha

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002