Topo

Chaves ou Friends, qual seriado sobre amizade é melhor?

Chico Barney

22/09/2019 15h00

Reprodução

Todo bom entretenimento é apoiado por basicamente dois pilares: amizade e senso de pertencimento. Desde filmes de zumbi até musicais sobre gatos antropomórficos, a banda sempre toca por cima de tais tamborins.

Entre as milhares de produções tentando capturar os efeitos variados da vida em sociedade, Chaves e Friends apresentam um vigoroso fôlego. A dramédia infantil mexicana continua ostentando eloquente impacto cultural, e está há décadas em exibição ininterrupta no Brasil. Já a sitcom sobre as agruras de ser um almofadinha em Nova Iorque completa 25 anos hoje, com o passe cada vez mais valorizado por fãs e, consequentemente, pelos titãs da indústria.

Analisando friamente ambas as iniciativas dramatúrgicas, é importante ressaltar que Chaves consegue interpretar as questões humanas de maneira muito melhor sucedida do que Friends. É mais engraçado, os personagens são construídos de maneira mais sólida e as tramas são mais próximas da realidade.

So no one told you life was gonna be this way ♫ (Reprodução)

Todo mundo é um menino morando dentro de um barril. Carregando nossas tragédias pregressas, estamos sempre desconfortáveis quando pretendemos nos conectar ao resto do mundo. Ao expor suas fragilidades na vila, Chaves foi acolhido como somos no mundo: às vezes de maneira carinhosa, quase sempre de um jeito vil e cruel –mas que pelo menos rende umas gags divertidas.

A utopia pós-yuppie de Friends é um delírio absurdo, cinicamente disfarçado de cotidiano comum. Nada ali é natural ou próximo da nossa odisseia terrestre. Trata-se de uma fábula que projeta ideais aparentemente simples, mas inatingíveis para grande parte dos jovens.

Fato é que Chaves, Quico, Chiquinha, Nhonho e companhia posam desde 1971 para o mais perfeito retrato da amizade contemporânea. Gente adulta vestida feito criança, se importando demais com produtos culturais de classificação etária livre e debatendo na internet de maneira infantilizada. E quem discordar é cara de melão.

LEIA TAMBÉM

Triste do país que tem Chaves como a maior novidade da TV paga
Homem-Aranha repete erro cometido por Quico no auge do Chaves

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002