Topo

Vivi Guedes é um oásis no deserto de boas ideias de "A Dona do Pedaço"

Chico Barney

05/07/2019 19h54

Reprodução

Vivi Guedes é a melhor personagem de novelas desde Esteban de "Kubanacan".

Nunca houve personagem tão cheio de camadas quanto o saudoso Esteban de "Kubancan". O protagonista vivido por Marcos Pasquim na trama de Carlos Lombardi tinha tantas adoráveis contradições que acabamos descobrindo que, no final das contas, não era um, mas vários personagens.

Ao mesmo tempo em que era um mocinho romântico e facilmente idealizável, também se mostrava impertinente e mulherengo, por mais que amasse apenas uma mulher. Ou pelo menos uma mulher por capítulo. Bom, talvez uma mulher por bloco, para tentar manter uma média mais realista.

E mesmo quando era apresentado como a esperança de salvação para aquele misterioso país del amor, tinha atitudes niilistas e botava tudo a perder. Com o tempo, ficamos sabendo que existia uma versão maléfica, o Dark Esteban, além de um filho de um futuro que não aconteceu, e talvez um clone, não lembro bem, a novela passou faz tempo e a Globo nunca teve a decência de reprisá-la.

Pasquim e Winits, a campeã moral do "Show dos Famosos" (Reprodução)

Mas estou aqui relembrando dos bons tempos de "Kubanacan" por conta de Vivi Guedes, a digital influencer que Paolla Oliveira interpreta em "A Dona do Pedaço". Primeiro pelo fator zeitgeist: se todo mundo é um internauta bem sucedido em potencial hoje em dia, as pessoas eram todas descamisadas e cabeludas em 2003, época do sucesso de Esteban Maroto e seus amigos.

Outra coisa que me encanta em Guedes é o fato de não ser uma típica mocinha de novela. É uma releitura muito interessante do anti-herói do Pasquim. Existe ali um lado Dark Vivi que é preocupante e encantador.

A presença online, boazinha e domada pelo mercado, vive em eterna dissociação com a verdadeira Vivi, sempre às voltas com os próprios desejos e vacilos. Nunca será um modelo de comportamento, embora a personagem viva em função disso.

É cheia de falhas, excessivamente mimada e está até traindo o noivo com um primo. Laços de família passava em outro horário, mas cabe lembrar que Esteban pegava a própria tia na reta final do épico tropical do Lombardi.

Acabou com o açúcar do Chiclete (Reprodução)

Ao apostar nos tons de cinza da experiência humana no planeta Terra, Walcyr Carrasco tem em Vivi Guedes a melhor personagem das novelas brasileiras desde o protagonista de "Kubanacan". Um oásis no deserto de boas idéias que é "A Dona do Pedaço".

Nossa cobertura sobre "A Dona do Pedaço":

Influencers falam sobre Paolla Oliveira em A Dona do Pedaço: "Não estou vendo"

"A Dona do Pedaço" é a maior roubada da carreira de Juliana Paes

Paolla Oliveira é a verdadeira "Dona do Pedaço"

Fragmentada: Juliana Paes muda de sotaque o tempo todo

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Sobre o autor

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002